Nissan Titan Forum banner

IPDM - Problemas de relé da ECU, sintomas e soluções

2 reading
391K views 68 replies 43 participants last post by  Nicaplz  
#1 ·
Ultimamente, tenho visto muitas postagens de caminhões que não dão a partida, engasgam ou desligam durante a condução. A maioria deles geralmente ocorre devido à falha do relé da ECU ou, em alguns casos, à falha de toda a placa IPDM.
IPDM = Intelligence Power Distribution Module

Sintomas - houve muitos sintomas diferentes, mas no geral o caminhão geralmente não fica em marcha lenta corretamente ou nem pode ser ligado.

-caminhão morre durante a condução e não pode ser ligado
-engasgos como se não estivesse recebendo gasolina
-marcha lenta irregular
-geralmente sem códigos SES, mas pode ter uma combinação de outras luzes piscando ou acesas.
-às vezes, o caminhão morre, mas liga normalmente em alguns minutos/horas e depois morre novamente
-às vezes, o caminhão dá a partida, mas não liga, depois liga normalmente (sinal inicial de falha do IPDM)
-bateria geralmente boa, pois eu tinha as luzes completas no caminhão e todas as outras coisas funcionam
-Adicionarei mais à lista de sintomas conforme os encontrar

NascarJody foi o primeiro a postar sobre a troca do relé da ECU pelo relé dos faróis de neblina.
Observação: esta é uma maneira de colocá-lo em funcionamento e não é uma solução permanente.
Veja a imagem abaixo
Image

Localização da caixa IPDM sob o capô e como remover
(você não precisa remover o IPDM da caixa, mas precisará levantá-lo para acessar a fileira inferior de relés)
Image

Depois de trocar os relés e se o caminhão ligar imediatamente, você saberá que o relé da ECU foi o culpado.

FIX - algumas opções.
-Obtenha um novo relé da ECU (como eu disse antes, trocar o relé não é uma solução permanente, pois o relé dos faróis de neblina não tinha um "diodo de proteção", isso protege a ECU de um pico de energia.
-Obrigado ao TitanBlue por encontrar a fonte dos relés corretos, mas como eles só são vendidos em lotes de 50
-Obrigado ao RobKar por encomendar e enviar os relés para quem precisava.
Número do modelo do relé: ACM33211
>>>Obtenha relés da ECU de RobKar<<<
Mesmo aqueles de vocês que nunca tiveram esses problemas, não seria uma má ideia ter um relé extra no caminhão.
Mesmo com uma nova placa IPDM, tenho alguns relés extras no porta-luvas.

-Obtenha um novo IPDM
-Se você preferir obter um novo IPDM em vez de apenas um relé, o número da peça do novo IPDM aprimorado é 284B6-ZC00A
-Li casos em que a troca dos relés não ajudou, mas os problemas foram resolvidos assim que um novo IPDM foi instalado.
-Um novo IPDM custa cerca de US$ 100 ou mais, a troca do IPDM me levou cerca de 5 minutos na entrada de casa com uma simples chave de fenda de ponta chata

Image

#2 ·
Ótimo artigo. Fico feliz em ver você manter este tópico vivo e consolidar cerca de 5 tópicos diferentes em 1. lol.

#3 ·
ÓTIMO POST BBF!!!!! Este vai ajudar muita gente!

#4 ·
Este é um ótimo post... Tenho quase certeza de que este é o problema que estou enfrentando. Então, para ser direto, se eu conseguir a ECU correta de RobKar, esta será uma solução permanente (a menos que eu precise substituir todo o IPDM), em oposição ao que Nascarjody estava propondo?
Cliquei no link para pedir a Robkar, mas ainda não há informações adicionais sobre como obter a peça?

#5 ·
Você tem que enviar uma mensagem privada para ele. Ele responderá com informações.
Ele é muito rápido com o envio.
A troca do relé é apenas para ser uma solução rápida para te colocar em funcionamento.
Eu estava preso no meio do nada às 3 da manhã quando o meu parou. Trocar o relé me levou para casa.

#6 ·
Mesmo problema aqui

Eu já tinha um substituído e 5 meses depois está acontecendo de novo...... mas desta vez eu tenho prova em vídeo se acontecer desta vez....lol de volta para a Nissan. Felizmente, eles vão garantir esta peça, mesmo que eu já tenha passado da minha garantia...... Eu estava ficando meio preocupado, porque eles acabaram de colocar uma nova bomba de combustível e unidade de envio.

#7 ·
Olá pessoal! O meu começou a dar problemas ontem! Tem que ser o IPDM. Começou à noite quando voltava para casa do Home Depot, o meu painel começou a piscar e o meu camião pareceu ter reduzido a marcha três vezes! As luzes do meu painel desligaram-se e os medidores foram todos para zero como se o camião tivesse sido desligado, mas o camião nunca morreu, apenas perdeu potência. Parei e encostei e tentei conduzir novamente e o camião não queria andar, parecia que a transmissão estava a patinar e tive que acelerar mais para o fazer andar. As luzes do meu painel voltaram a acender e os meus medidores também, e então a potência do motor voltou a funcionar como normal, mas a luz de verificação do motor acendeu! Assustou-me para caramba! Finalmente cheguei em casa e desliguei-o e esperei alguns minutos e liguei-o novamente, a luz de verificação do motor ainda estava acesa, mas o camião parecia normal. Tenho um scanner de código, então conectei-o e li o código P0462, entrada baixa do circuito do sensor de nível de combustível. Limpei o código e pensei que estava bom, mas aconteceu de novo hoje, mas a luz de verificação do motor não acendeu, dirigi de volta para casa assim e só espero não ter piorado as coisas ao dirigir assim. A questão é que este é um IPDM de 3 meses que comprei do meu revendedor aqui em Vegas, só comprei este novo porque estava tentando evitar os problemas que outros membros estavam tendo com seus caminhões e nunca tive isso com meu IPDM antigo. Meu revendedor vai dar uma substituição? Quanto tempo dura a garantia? Vou instalar o meu antigo de volta no camião amanhã e se isso o consertar, então significa que acabei de receber um defeituoso do revendedor. Estou olhando para a minha fatura e é o mais novo #284B-ZC00a, paguei $103,00.

#8 ·
Com componentes elétricos, ficaria muito surpreso se eles lhe dessem um reembolso.
Seus problemas podem não ser o IPDM, na minha opinião (geralmente não acenderá a luz de verificação do motor com falha do IPDM).
Você já fez o recall da sua unidade de envio de combustível?
Se o código ainda estiver ligado, NÃO o limpe, deixe o revendedor vê-lo.

P0462
O sensor de nível de combustível é montado na unidade do sensor de nível de combustível. O sensor detecta o nível de combustível no tanque de combustível e transmite um sinal para o ECM ou PCM.

Consiste em duas partes, uma é uma bóia mecânica e a outra é um resistor variável. A tensão de saída do sensor de nível de combustível muda dependendo do movimento da bóia mecânica de combustível.
Sintomas
- Luz do motor LIGADA (ou Luz de Advertência de Serviço do Motor em Breve)
Quando o código é detectado?
Uma tensão excessivamente baixa é enviada do sensor para o ECM.
Possíveis causas
- O chicote ou conectores do circuito do sensor de nível de combustível está aberto ou em curto
- O sensor de nível de combustível pode estar com defeito
Solução possível
Sensor de nível de combustível substituído.

Se você ainda acha que é o IPDM, verifique novamente todos os plugues e fios.
Se um deles se soltou quando você o instalou, problemas podem surgir.

#9 ·
Isso poderia acontecer se você deixar seu caminhão ficar sem gasolina? Pensei que fosse porque meu combustível estava baixo e eu estava dirigindo com a luz de nível baixo acesa antes de poder parar e colocar gasolina. A unidade de envio está dentro do tanque? Alguém já substituiu um? Não vi o recall, alguém tem alguma informação sobre isso? Qualquer ajuda seria apreciada.

#10 ·
Olá BBF, obrigado por postar isso aqui também!

Eu sou Robkar no TT e se você me enviar uma mensagem privada aqui (ou lá), posso te dar as informações para pagamento :)

Atualmente, sabemos que este relé funciona para Armada, Frontiers e, claro, o Titan. O custo é de apenas $10 cada com frete, ainda tenho mais de 100 relés e pedirei mais quando estiver com pouco.

Obrigado!

#43 ·
Hey BBF, Thanks for putting this up here too!

I am Robkar over on TT and if you send me a PM here (or there) I can get you the information for payment :)

Currently we know that this relay works for Armada, Frontiers, and of course the Titan. The cost is only $10 each with shipping, I still have over 100 relays and will order more when I get low.

Thanks!
Olá Robkar, Você ainda tem relés/ipdm's? Acho que preciso de um ou de ambos. Entre em contato comigo aqui ou envie um e-mail para shall@gocats.org

#11 ·
Acabei de comprar um novo IPDM para o meu Titan. Ela me deu problemas três vezes hoje, ela fez tudo o que foi dito no primeiro post. Custou-me $240, só porque consegui o último que a concessionária tinha em estoque. Se eles tivessem que pedir um, teria me custado cerca de $500 porque a Nissan mudou os números das peças ou algo assim. Além disso, eu estava competindo com outro cara que precisava da mesma coisa ao mesmo tempo que eu, mas eu ganhei! Então, de manhã, vou instalá-lo, espero que seja tão fácil quanto o post diz!

#12 ·
ainda não começa!!!!!

Olá, eu li seu post porque acabei de substituir a junta do cabeçote do meu Titan 05. (A propósito, eu tirei todo o motor) mas agora ele dá a partida e recebe combustível, mas não tem faísca. Eu fiz o que você sugeriu, mas ainda nada. Eu conectei ao computador e me deu o código p1065. O que eu deveria fazer????

#14 ·
#15 ·
Ótimas informações, pessoal!

Acabei de ter todos esses problemas com meu caminhão. Aqui no Canadá, eles não conseguiam descobrir qual era o problema até recentemente. Eles trocaram o IMPD e tudo está bem. Vou dar a eles as informações sobre o relé e espero que isso ajude, pois parece que a placa nunca precisou ser substituída, apenas o relé. Ah, a propósito, acabei de encontrar este site e estou muito animado por ser membro. :thumbsup-big:

#16 ·
Para aqueles que compraram IPDMs e desejam ser reembolsados pela compra, em anexo está o formulário que precisa ser enviado por fax ou correio para a Nissan para sua reclamação. Antes do recall do relé ECM, a Nissan só substituía todo o IPDM em vez de qualquer um dos componentes e muitas pessoas compraram o IPDM completo.

Attachments

#17 ·
O meu foi substituído ao abrigo do recall, coloquei um novo sensor de nível de combustível no tanque, tudo OK agora.

#19 ·
O link dele funcionou para mim.

#20 ·
Eu tive esse problema agora e falei com um amigo no departamento de peças da Nissan e ele me contou sobre o recall. Eu não consegui levar minha caminhonete à concessionária e ele me disse que o relé custava US$ 1,50. Se você retirar o IPMD, há um relé na parte inferior marcado com um "5", remova-o e substitua-o pelo novo relé de US$ 1,50 e você estará de volta à estrada.

#21 ·
Eu tive o relé ECM começando a apresentar problemas por volta de 91.000 milhas (em 2007). Descobri isso na beira da estrada sem ferramentas no segundo dia em que aconteceu - troquei-o por outro relé para ir ao revendedor, depois comprei 2 novos relés - 1 para reserva. Não tive problemas desde então (o caminhão tem 189.760 milhas agora). Acabei de receber o aviso de recall pelo correio e a Nissan vai me reembolsar pelos dois relés, além de substituir o relé sob garantia (o que não é necessário, no que me diz respeito).

#24 ·
Eu fiz o recall e meu caminhão ainda não pega... de vez em quando, é claro. No momento, ele está parado na minha garagem há duas semanas e estou farto de olhar para ele. Mais alguma ideia? Talvez eu tenha que substituir todo o IDPM? Caro?
Na primeira postagem do BBF, dizia para apenas trocar o IPDM, custa cerca de US$ 100 e leva 5 minutos para consertar. Tente isso, e se ainda tiver problemas, envie-o de volta para a concessionária.

#23 ·
A solução original era substituir todo o IDPM. Mas eles eram sempre difíceis de encontrar ou estavam em falta. E caros. Então, o recall é apenas para o relé e não para a placa? E por que o revendedor deixou sair da concessionária se o problema não foi resolvido?

#25 ·
Recall em 28/10/2010

Eu fui e fiz este recall e agora meu caminhão está pior do que antes, o que devo fazer, por favor, ajude.

Data do recall:
28 DE OUTUBRO DE 2010
Modelo afetado:
2005 Nissan Titan
Resumo:
A NISSAN ESTÁ FAZENDO O RECALL DE CERTOS MODELOS 2004-2006 ARMADA, TITAN, INFINITI QX56 E MODELOS 2005-2006 FRONTIER, PATHFINDER E XTERRA. O CONJUNTO DO MÓDULO DE DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA INTELIGENTE (IPDM) CONTÉM UM RELÉ DO MÓDULO DE CONTROLE DO MOTOR (ECM) QUE POSSUI UM DIODO PARA REDUÇÃO DE RUÍDO DE CORRENTE ELÉTRICA. O RELÉ ECM PODE PERMITIR QUE O VAPOR DE SILÍCIO SE FORME E, COM O TEMPO, O SILÍCIO EVAPORA DA MOLDAGEM DO DIODO, O QUE CAUSA O DESENVOLVIMENTO DE ÓXIDO DE SILÍCIO NO CONTATO DO RELÉ ECM DEVIDO AO ARCO.
Consequências:
ISSO PODE CAUSAR A PARADA DO MOTOR, AUMENTANDO O RISCO DE ACIDENTE.
Remédio:
AS CONCESSIONÁRIAS SUBSTITUIRÃO O RELÉ ECM DENTRO DO CONJUNTO IPDM. ESTE SERVIÇO SERÁ REALIZADO GRATUITAMENTE. O RECALL DE SEGURANÇA COMEÇOU EM 6 DE DEZEMBRO DE 2010. OS PROPRIETÁRIOS PODEM ENTRAR EM CONTATO COM A NISSAN PELO TELEFONE 1-800-647-7261.
Unidades potenciais afetadas:
747480
Notas:
NISSAN NORTH AMERICA, INC.

Leia mais: http://www.motortrend.com/cars/2005/nissan/titan/recalls/index.html#ixzz1Eh4i614j

#26 ·
Leve-o de volta. Pior como?

#27 ·
retire isso. piorando como?
Bem, quando percorremos cerca de 10 milhas no caminho para casa, ele começou a engasgar e mal se movia, tive que pedir a alguém para me rebocar o resto do caminho para casa. Liguei para a Nissan em Baytown e expliquei que o caminhão não pegava, eles queriam que eu o trouxesse de volta para lá, mas ele não pode dirigir e é um longo caminho para rebocá-lo para lá, esperava que talvez alguém tivesse algum conselho para mim.

#28 ·
É a primeira vez que ouço falar em coisas a piorarem DEPOIS do reparo. Espero que alguém possa comentar.

#29 ·
Então, acho que ninguém está com esse problema. Ligo para a concessionária e me enrolam. Este é meu último Nissan. Eu nunca deveria ter mudado da Chevy. Nunca tive esse problema com eles e eles sempre cuidam de seus clientes. **** A Toyota faz um trabalho melhor do que a Nissan com seus reparos, pelo menos eles não dizem para você dirigir de volta quando NÃO PODE DIRIGIR. ENTÃO, MAIS UMA VEZ, EU DIGO A VOCÊ, NÃO VÁ PARA A NISSAN.