Ultimamente, tenho visto muitas postagens de caminhões que não dão a partida, engasgam ou desligam durante a condução. A maioria deles geralmente ocorre devido à falha do relé da ECU ou, em alguns casos, à falha de toda a placa IPDM.
IPDM = Intelligence Power Distribution Module
Sintomas - houve muitos sintomas diferentes, mas no geral o caminhão geralmente não fica em marcha lenta corretamente ou nem pode ser ligado.
-caminhão morre durante a condução e não pode ser ligado
-engasgos como se não estivesse recebendo gasolina
-marcha lenta irregular
-geralmente sem códigos SES, mas pode ter uma combinação de outras luzes piscando ou acesas.
-às vezes, o caminhão morre, mas liga normalmente em alguns minutos/horas e depois morre novamente
-às vezes, o caminhão dá a partida, mas não liga, depois liga normalmente (sinal inicial de falha do IPDM)
-bateria geralmente boa, pois eu tinha as luzes completas no caminhão e todas as outras coisas funcionam
-Adicionarei mais à lista de sintomas conforme os encontrar
NascarJody foi o primeiro a postar sobre a troca do relé da ECU pelo relé dos faróis de neblina.
Observação: esta é uma maneira de colocá-lo em funcionamento e não é uma solução permanente.
Veja a imagem abaixo
Localização da caixa IPDM sob o capô e como remover
(você não precisa remover o IPDM da caixa, mas precisará levantá-lo para acessar a fileira inferior de relés)
Depois de trocar os relés e se o caminhão ligar imediatamente, você saberá que o relé da ECU foi o culpado.
FIX - algumas opções.
-Obtenha um novo relé da ECU (como eu disse antes, trocar o relé não é uma solução permanente, pois o relé dos faróis de neblina não tinha um "diodo de proteção", isso protege a ECU de um pico de energia.
-Obrigado ao TitanBlue por encontrar a fonte dos relés corretos, mas como eles só são vendidos em lotes de 50
-Obrigado ao RobKar por encomendar e enviar os relés para quem precisava.
Número do modelo do relé: ACM33211
>>>Obtenha relés da ECU de RobKar<<<
Mesmo aqueles de vocês que nunca tiveram esses problemas, não seria uma má ideia ter um relé extra no caminhão.
Mesmo com uma nova placa IPDM, tenho alguns relés extras no porta-luvas.
-Obtenha um novo IPDM
-Se você preferir obter um novo IPDM em vez de apenas um relé, o número da peça do novo IPDM aprimorado é 284B6-ZC00A
-Li casos em que a troca dos relés não ajudou, mas os problemas foram resolvidos assim que um novo IPDM foi instalado.
-Um novo IPDM custa cerca de US$ 100 ou mais, a troca do IPDM me levou cerca de 5 minutos na entrada de casa com uma simples chave de fenda de ponta chata
IPDM = Intelligence Power Distribution Module
Sintomas - houve muitos sintomas diferentes, mas no geral o caminhão geralmente não fica em marcha lenta corretamente ou nem pode ser ligado.
-caminhão morre durante a condução e não pode ser ligado
-engasgos como se não estivesse recebendo gasolina
-marcha lenta irregular
-geralmente sem códigos SES, mas pode ter uma combinação de outras luzes piscando ou acesas.
-às vezes, o caminhão morre, mas liga normalmente em alguns minutos/horas e depois morre novamente
-às vezes, o caminhão dá a partida, mas não liga, depois liga normalmente (sinal inicial de falha do IPDM)
-bateria geralmente boa, pois eu tinha as luzes completas no caminhão e todas as outras coisas funcionam
-Adicionarei mais à lista de sintomas conforme os encontrar
NascarJody foi o primeiro a postar sobre a troca do relé da ECU pelo relé dos faróis de neblina.
Observação: esta é uma maneira de colocá-lo em funcionamento e não é uma solução permanente.
Veja a imagem abaixo

Localização da caixa IPDM sob o capô e como remover
(você não precisa remover o IPDM da caixa, mas precisará levantá-lo para acessar a fileira inferior de relés)

Depois de trocar os relés e se o caminhão ligar imediatamente, você saberá que o relé da ECU foi o culpado.
FIX - algumas opções.
-Obtenha um novo relé da ECU (como eu disse antes, trocar o relé não é uma solução permanente, pois o relé dos faróis de neblina não tinha um "diodo de proteção", isso protege a ECU de um pico de energia.
-Obrigado ao TitanBlue por encontrar a fonte dos relés corretos, mas como eles só são vendidos em lotes de 50
-Obrigado ao RobKar por encomendar e enviar os relés para quem precisava.
Número do modelo do relé: ACM33211
>>>Obtenha relés da ECU de RobKar<<<
Mesmo aqueles de vocês que nunca tiveram esses problemas, não seria uma má ideia ter um relé extra no caminhão.
Mesmo com uma nova placa IPDM, tenho alguns relés extras no porta-luvas.
-Obtenha um novo IPDM
-Se você preferir obter um novo IPDM em vez de apenas um relé, o número da peça do novo IPDM aprimorado é 284B6-ZC00A
-Li casos em que a troca dos relés não ajudou, mas os problemas foram resolvidos assim que um novo IPDM foi instalado.
-Um novo IPDM custa cerca de US$ 100 ou mais, a troca do IPDM me levou cerca de 5 minutos na entrada de casa com uma simples chave de fenda de ponta chata
